Logotipo - Guia Vale Histórico

GUIA VALE HISTÓRICO

Bananal - SP
bananal - Guia vale Histórico

Nossos colaboradores

Empresas - Guia Vale Histórico Balneário - Vale das cachoeiras

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Learning is Fun - Bananal-SP

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Hotel Fazenda Boa Vista

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico CloudEnsino

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Crochê da Sôninha

Bananal - SP

JVN Equipamentos - Guia Vale Histórico JVN Equipamentos

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico JVN Equipamentos

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico JVN Equipamentos

Bananal - SP

Guia Vale Histórico - Conhecendo Bananal

Bem vindo a Bananal

Com a preservação de seus patrimônios históricos, Bananal tem como os seus pontos turísticos, um passeio a pé pela a Praça da Matriz, que reúne a Igreja do Senhor Bom Jesus do Livramento, um charmoso coreto e um chafariz europeu de ferro.

Bananal foi parada obrigatória dos tropeiros que circulavam na região para comercializar, e foi uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café, e também devido às grandes fazendas do ciclo do café, existem duas versões para o nome da cidade, a primeira seria a corruptela de Banani, que significa "rio sinuoso" em tupi-guarani, a segunda versão teria referência no antigo "Pouso do Bananal", no Caminho Novo do Rio de Janeiro, parada forçada das tropas de mercadoria com destino a São Paulo ou Rio de Janeiro com muitas bananeiras marcando o trecho

A cidade é muito agradável com um pequeno patrimônio histórico do séc XIX. Em seu interior ainda existem fazendas de café e mata atlântica muito bem preservada, em especial na conhecida Estação Ecológica do Bananal. Aos fins de semana, os jipeiros são muito procurados para fazerem trilhas que levam até às regiões de São José do Barreiro (SP) e de Barra Mansa (RJ).
Bananal história do Vale Histórico

Pontos turísticoscamera_enhance

Quem chega a Bananal (Estado de São Paulo, próximo à divisa com o Estado do Rio de Janeiro) volta no tempo, entrando no mundo das “Cidades Mortas” evocadas por Monteiro Lobato, onde, nos tempos de glória, o Império ia buscar, junto aos barões do café, aval para seus polpudos empréstimos aos bancos ingleses. O café se dera relativamente bem no Rio de Janeiro e era plantado na Baixada Fluminense utilizando técnicas agrícolas predatórias que esgotavam o solo. A constante necessidade de novas terras levou à subida do planalto, rumando para o sul, à procura de áreas virgens. A .......

Guia Vale Histórico - História de Bananal

- bookmarkHistória -

Bananal foi erigida em uma região ocupada pela etnia indígena dos Puris. O aldeamento existiu entre a Serra da Mantiqueira e florestas do Sertão do Bocaina, se estendendo até a região onde se encontra a cidade. O rio que cortava a localidade foi batizado por eles com o nome Banani, que significa “rio sinuoso”. O nome da cidade teria surgido daí. Primeiro com a corruptela “Bananá” e, por fim, Bananal.

Entre fins do século XVII e o início do século XVIII a região do Vale do Paraíba se tornou uma das principais rotas e ponto de passagem do ouro das Minas Gerais, de Goiás e do Mato Grosso, além do gado advindo do Rio Grande do Sul, recebendo o fluxo de tropeiros e viajantes.

O trajeto percorria o caminho que hoje fica entre Barra Mansa, Areias, Resende, Angra dos Reis e Bananal, servindo de pouso para aqueles que se dirigiam ao Rio de Janeiro.

Entre o rio Bananal e a Serra da Carioca passava também a Estrada Geral, bastante util......

Eventos e notícias

Encontre eventos e notpicias sobre o Vale Histórico.
Fique por dentro de tudo que acontece por aqui.

import_contacts

Lista Telefônica

Encontre empresas, serviços, itens a venda e muito mais.
Tem interesse em cadastrar seu negócio ? Preencha o nosso formulário e seja bem vindo.

Telefones úteis

Disponibilizamos contatos úteis para toda população do Vale Histórico e região.
Necessita encontrar algum contato? Confira nossa lista.