GUIA VALE HISTÓRICO
Queluz - SPO município desenvolveu-se com a cultura do café, que aí deixou importantes marcos culturais, como as sedes ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata e outras. O município conta com várias cachoeiras, como a conhecida Águas da Marambaia, que atrai grande quantidade de turistas no verão. O calendário de festas do município é farto, desde abril com a Festa da Moranga e da Mandioca, ingredientes primordiais para o prato típico do município, batizado de "Queluz na Moranga", passando pela Festa de São João em junho - tradic .......
Originou-se Queluz de um aldeamento de índios puris, criado no ano de 1800. A aldeia cresceu em torno de uma capela, onde hoje se ergue a igreja matriz. O povoado foi elevado à vila em 1842, passando a município em 1876. Seu padroeiro é São João Batista e o nome de Queluz foi uma homenagem prestada à família reinante, tendo a localidade recebido o nome do palácio perto de Lisboa.
A Aldeia nasceu em torno de uma capela que foi construída por índios e escravos, sua estrutura foi feita de taipa e madeira de lei, sob o comando do catequista Pe Francisco das Chagas Lima e pelo Diretor local Januário Nunes da Silva. Em 04 de março de 1842 surge a Vila São João de Queluz, que com este título e foro de simples Vila ficou até 10 de março de 1876, nesta data foi criada e promulgada a lei que elevou a vila a categoria de cidade.
No ano anterior, 1875, a lei n 29, de 17 de abril, criou a comarca de Queluz. Seu padroeiro é São João Batista, c......
Encontre eventos e notpicias sobre o Vale Histórico.
Fique por dentro de tudo que acontece por aqui.
Encontre empresas, serviços, itens a venda e muito mais.
Tem interesse em cadastrar seu negócio ? Preencha o nosso formulário e seja bem vindo.
Disponibilizamos contatos úteis para toda população do Vale Histórico e região.
Necessita encontrar algum contato? Confira nossa lista.