Logotipo - Guia Vale Histórico

GUIA VALE HISTÓRICO

Silveiras - SP
silveiras - Guia vale Histórico

Nossos colaboradores

Empresas - Guia Vale Histórico Balneário - Vale das cachoeiras

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Hotel Fazenda Boa Vista

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico CloudEnsino

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Learning is Fun - Bananal-SP

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Crochê da Sôninha

Bananal - SP

JVN Equipamentos - Guia Vale Histórico JVN Equipamentos

Bananal - SP

Guia Vale Histórico - Conhecendo Silveiras

Bem vindo a Silveiras

Silveiras conta com uma natureza encantadora, com lindas cachoeiras, um clima de montanha da Serra da Bocaina. O município é o primeiro do estado de São Paulo a se transformar em área de proteção ambiental, o nome da cidade é devido a um antigo rancho influente da região da tradicional Família Silveira.

Silveiras atrai muitos turistas interessados na história do tropeirismo paulista, a fundação Nacional do Tropeirismo foi criada em 1986, com o objetivo de pesquisar o ciclo do tropeirismo e a sua influência na formação da cultura brasileira.
Em sua sede, instalada em um antigo casarão do século XIX, no centro de Silveiras, funciona um restaurante com culinária típica, a hospedaria, uma biblioteca e um museu do tropeiro, além do espaço para eventos e exposições.

Para quem quiser passear a pé, pela antiga trilha dos tropeiros, a sugestão é fazer uma pausa na Cachoeira do Ronco D Água e na Cachoeira do Paraitinga. Aproveite e conheça o Pico da Boa Vista com 2.050 m de altitude, onde se observa grande parte do Vale do Paraíba.
Silveiras história do Vale Histórico

Pontos turísticoscamera_enhance

Um dos passeios que recomendamos é pela Trilha da Independência, conhecendo as trincheiras e a Cadeia de Euclides da Cunha. Outros passeios da região são: o Parque Nacional da Serra da Bocaina, com inúmeras cachoeiras e trilhas; e visitar o Bairro do Bom Jesus onde há um moinho de pedra que funciona por força da água e, é utilizado para fazer fubá. Para quem quiser passear a pé, pela antiga trilha dos tropeiros, a sugestão é fazer uma pausa na Cachoeira do Ronco D'Água e na Cachoeira do Paraitinga ou da Barra. Aproveite e conheça o Pico da Boa Vista com 2.050m de altitude, onde .......

Guia Vale Histórico - História de Silveiras

- bookmarkHistória -

Silveiras surgiu ao final do século XVIII em torno de um rancho de tropas, o da família Silveira – daí o seu nome. “Vamos lá para os Silveiras”. Logo, outros “ranchos” foram se instalando, com destaque para as famílias Guedes, Siqueira, Ventura de Abreu, Santos, Bueno, dentre outros. Seus bairros denominados Macacos e Bom Jesus – encosta da Serra da Bocaina e em direção à Cunha e Paraty surgiram antes, também em torno de tropeiros, já em pleno ciclo de ouro – na saga da “trilha entre Minas Gerais e os portos de Mambucada e Paraty”.

O desenvolvimento foi acelerado já nos primeiros anos do século XIX com a chegada do café, e em 1830 surgia a Freguesia dos Silveiras, no enorme município de Lorena. Freguesia – era a definição da época caracterizando a implantação da Paróquia homenageando Nossa Senhora da Conceição de Silveiras, fortalecendo a capela antiga surgida em 1780, erguida no mesmo local onde está a Matriz.......

Eventos e notícias

Encontre eventos e notpicias sobre o Vale Histórico.
Fique por dentro de tudo que acontece por aqui.

import_contacts

Lista Telefônica

Encontre empresas, serviços, itens a venda e muito mais.
Tem interesse em cadastrar seu negócio ? Preencha o nosso formulário e seja bem vindo.

Telefones úteis

Disponibilizamos contatos úteis para toda população do Vale Histórico e região.
Necessita encontrar algum contato? Confira nossa lista.