Logotipo - Guia Vale Histórico

GUIA VALE HISTÓRICO

Areias - SP
areias - Guia vale Histórico

Conheçaos pontos turísticos de Areias

Areias foi uma das primeiras regiões do Brasil a cultivar o café, tendo um grande destaque no mercado cafeeiro nacional. A hospitalidade de sua gente vem de longa data, pois Areias já serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual Proclamaria a Independência do Brasil. Passada a época do café, o maior trunfo de Areias foi saber guardar tudo que tinha de bom: suas construções, sua atmosfera amistosa e agradável e seus cidadãos hospitaleiros. Podemos encontrar também atrativos naturais como: a Represa do Funil e a Serra da Bocaina onde esta localizada geograficamente a Nascente do Rio Paraitinga, que é a principal Nascente do Rio Paraíba do Sul. Na cidade podemos encontrar várias construções antigas, algumas delas que podemos destacar e que vale muito a pena a visita são: Casa da Câmara, Casa da Cultura e Igreja Matriz Senhora SantAna e o hotel que em 1822, serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual iria proclamar a Independência do Brasil.

Capela da Boa Morte em Areias - Guia Vale Histórico

Capela da Boa Morte

Sua construção é datada dos meados do século XVIII. Foi registrada em desenho por Jean Baptiste Debret .Em 1827 viajando do Rio de Janeiro a São Paulo, Debret documentou as arquiteturas de várias Igrejas e Capelas, numa visão profundamente rural e tropeira da região vale-paraibana.
Capela de Nosso Senhor Morto em Areias Guia Vale Histórico

Capela de Nosso Senhor Morto

Em 1859 o Padre Miguel dos Anjos possuidor de vastas terras em Areias, esculpiu em madeira a imagem de Nosso Senhor Morto, construindo uma capela em sua homenagem. No dia 20 de fevereiro de 1873, o jornal “O Mosquito” relata que cerca de mil pessoas participaram da festa do Senhor Morto, que é comemorada ate hoje no mês de maio.
Casa do artesão em Areias - Guia Vale Histórico

Casa do artesão

Foi construída em 1998 seguindo a mesma arquitetura colonial anterior, para comercializar a produção do artesanato local, bem como peças confeccionadas em bambu, madeira, barbante, palha, barro, couro etc. E variedades de doces, cachaça, entre outros.
Casa da Cultura de Areias - Guia Vale Histórico

Casa da Cultura

Foi construída em 1833 para abrigar a Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública, e do ano de 1858 a 1937 abrigou também o Fórum onde trabalhou o escritor José Bento Monteiro Lobato no ano de 1907/1911 como Promotor Público. Hoje abriga a Casa da Cultura onde está exposto um imenso acervo de marcos históricos.
Escola Barão da Bocaína em Areias - Guia Vale Histórico

Escola Barão da Bocaína

Sua construção é de 1863 e pertenceu Gabriel da Silva Leme, sendo herança do Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva. Funcionou como hospital, correio e cinema e 1911 foi doado para o estado para o funcionamento de escola.
Igreja Matriz de Sant

Igreja Matriz de Sant'Ana

O início de sua construção é de 1792 e finalizada em 1874, tendo passado por reforma em 1890. Em seu interior tem destaque as imagens da padroeira Senhora Sant’Ana e São Miguel. Seu sino também é de bastante importância, pesando 1.100kg e 1,5m de altura foi doado pelo Major Manoel da Silva Leme em 1863.
Escola Branca de Oliveira Abreu Reis Profa - Areias/SP

Escola Branca de Oliveira Abreu Reis Profa - Areias/SP

Sua construção é de 1825 e nela residiram as famílias Cardoso de Almeida e Altenfelder Silva. Foi doada para sediar a Santa Casa da Misericórdia, e em 1988 passou a sediar a Casa da Cultura. Em 1997 passou definitivamente a funcionar como Escola de Educação Infantil.
Mirante da cidade de Areias - Guia Vale Histórico São Paulo

Mirante

O município de areias por ter vários pontos turísticos no estilo colonial, construiu também no mês de setembro de 2010, o mirante que fica localizado no bairro da santa clara, um dos tópicos mais alto da cidade, lá os turistas podem tirar fotos da vista parcial da cidade e até mesmo fazer uso do local para piqueniques e bate papos.
Velha Figueira de Areias

Velha Figueira de Areias

A Velha Figueira é uma árvore que ficou muito conhecida na região pois sob sua sombra descansavam os tropeiros e transeuntes que circulavam pelo Caminho Novo da Piedade. Embaixo dela também descansou D. Pedro I, em sua viagem rumo à São Paulo em agosto de 1822. Atualmente existe uma placa comemorativa embaixo da Velha Figueira, celebrando a passagem do primeiro Imperador do Brasil pelo local.
Mirante da Revolução Constitucionalista de 1932 Areias São Paulo Vale Histórico

Mirante da Revolução Constitucionalista de 1932

Construído no Morro Frio, divisa entre Areias e São José do Barreiro, encontra-se o mirante da revolução constitucionalista de 1932. Uma homenagem aos bravos guerreiros paulistas que lutaram na região do vale histórico, o espaço é aberto para turistas e visitantes que desejam conhecer o vale histórico, o monumento é de fácil acesso.